Instituto Pensar - Iminência de guerra: EUA pede que americanos deixem Ucrânia

Iminência de guerra: EUA pede que americanos deixem Ucrânia

Um ucraniano de guarda próximo de região onde há conflitos com separatistas no leste do país, em 11 de fevereiro de 2022 ? Foto: Oleksandr Klymenko/Reuters via g1

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que os cidadãos norte-americanos que estejam em solo ucraniano deixem imediatamente o país. De acordo com ele, a Rússia deslocou cerca de 100 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia. Ele, porém, descartou que os EUA enviem tropas para a região.

"Os cidadãos americanos deveriam sair agora. As coisas podem acelerar rapidamente?, declarou Biden durante uma entrevista para a NBC News.

Sobre a negativa em enviar tropas ele afirmou que seria "uma guerra mundial.

"Quando os americanos e os russos começam a atirar uns nos outros, entramos num mundo muito diferente?, afirmou Biden nesta quinta-feira (10).

Japão, Coreia do Sul e Holanda fizeram o mesmo pedido aos seus cidadãos. O governo brasileiro não emitiu nenhum alerta, de acordo com o g1.

Nesta sexta-feira (11), o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken , disse que a invasão pode começar "a qualquer momento?.

"A invasão pode acontecer a qualquer momento e, sejamos claros, pode ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos?, afirmou, referindo-se a hipóteses lançadas sobre o desejo da Rússia de esperar que o evento esportivo termine para não prejudicar a China, país aliado à Rússia.

Na Ucrânia, as autoridades trabalham para minimizar a tensão.

"Não há nada de novo nesta declaração?, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Leia também: Rússia e França querem cumprimentos de acordos para resolver situação na Ucrânia

O governo ucraniano já havia dito ser exagerada a decisão do governo dos EUA de retirar o corpo diplomático do país.
"Conhecemos a posição dos Estados Unidos, que já fez esse tipo de declaração antes. Eles já começaram a evacuar parte de seus funcionários da embaixada e familiares. Esta declaração não mostra nenhuma mudança radical na situação?, afirmou Kuleba.

O pedido de Biden aos norte-americanos foi feito logo após as manobras militares conjuntas de Rússia e Belarus na fronteira com a Ucrânia.

Durante a entrevista, ele enviou um recado ao presidente russo, Vladimir Putin, se "for tolo o suficiente para entrar, ele é inteligente o suficiente para, de fato, não fazer nada que possa impactar negativamente os cidadãos americanos?.

Desde o fim da Guerra Fria, este é o momento de maior tensão entre EUA e Rússia.

Putin tem negado a intenção de invadir o país vizinho. Mas acusa a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de buscar pretextos para enviar mais equipamentos militares às proximidades das fronteiras russas.

Com informações do g1 e Opera Mundi



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: